Instabilidade no acesso aos produtos em plataforma Windows causado por incidente externo global
Incident Report for Locaweb
Resolved
20/7 - 00h20 - Normalizamos o acesso a 100% do ambiente. Agradecemos a compreensão e pedimos desculpas pelo transtorno.
Posted Jul 20, 2024 - 04:51 GMT-03:00
Update
23h33 - Normalizamos o acesso a 99% dos servidores impactados por este incidente. Se você ainda nota alguma anormalidade, pedimos a gentileza de seguir acompanhando este post, que nas próximas horas teremos a normalização total.
Posted Jul 19, 2024 - 23:36 GMT-03:00
Update
20h22 - 97% do nosso ambiente Windows está normalizado. Se você ainda nota alguma anormalidade, pedimos a gentileza de seguir acompanhando este post, que nas próximas horas teremos a normalização total.
Posted Jul 19, 2024 - 20:21 GMT-03:00
Update
17h53 - Normalizamos 90% do nosso ambiente Windows impactado por este incidente. Se você ainda nota alguma anormalidade, pedimos a gentileza de seguir acompanhando este post, que nas próximas horas teremos a normalização total.
Posted Jul 19, 2024 - 17:54 GMT-03:00
Update
13h45 - Nosso ambiente Windows já está praticamente normalizado, restando ainda alguns poucos servidores que necessitam de atuação do nosso time.

Seguimos focando todo o time, em normalizar 100% do ambiente, assim como temos feito desde que este incidente externo e amplamente divulgado pela imprensa nos impactou nessa madrugada, como também impacta outras empresas/serviços no Brasil e no mundo.
Posted Jul 19, 2024 - 13:49 GMT-03:00
Identified
10h00 - Todo o nosso time segue focado em normalizar o mais breve possível, os ambientes em plataforma Windows.
Gradativamente os acessos estão sendo normalizados e seguiremos mantendo você atualizado através deste post.
Posted Jul 19, 2024 - 10:01 GMT-03:00
Monitoring
É possível que você já tenha lido na imprensa, sobre o incidente global afetando as estações/servidores em plataforma Windows em diversas empresas no mundo.

A imprensa, como G1, Estadão, Folha de São Paulo e outros tem noticiado:
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/19/problema-tecnico-voos-global-estados-unidos.ghtml
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/19/crowdstrike-falcon-microsoft-apagao-mundo.ghtml
- https://www.estadao.com.br/internacional/apagao-cibernetico-afeta-voos-e-telecomunicacoes-ao-redor-do-planeta/
- https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/falha-cibernetica-global-paralisa-voos-afeta-financas-e-telecomunicacoes.shtml
- https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/07/19/apagao-global-microsoft.htm

A empresa CrowdStrike, responsável pela atualização ocorrida na madrugada e que gerou este impacto nos sistemas que operam em Windows, se posicionou no link a seguir:
https://www.crowdstrike.com/blog/statement-on-falcon-content-update-for-windows-hosts/

Aqui na Locaweb, o impacto foi sentido nos servidores em plataforma Windows e nas estações de trabalho dos nossos colaboradores.

Sites, Revenda, Email Exchange, Banco de dados e Servidores em plataforma Windows foram impactados por este incidente.

Devido a isso, ao tentar falar com o nosso atendimento no dia de hoje, você irá notar um tempo elevado para ser atendido.

Como o incidente também afetou alguns bancos, como Bradesco (https://downdetector.com.br/fora-do-ar/bradesco) e outros, baixas de pagamento podem demorar para acontecer, o que pode atrasar a reativação de serviços por falta de pagamento, como também ativação de serviços recém contratados.

Você também poderá notar falhas no registro, renovação e transferência de domínios internacionais, conforme descrito pela Registradora Enom: https://enomstatus.com

Gradativamente os acessos serão normalizados no decorrer do dia, e nosso tempo de atendimento também será normalizado. Manteremos você posicionado através deste post.
Posted Jul 19, 2024 - 08:27 GMT-03:00
This incident affected: Outros....